[Acessar Webmail]
Notícias
Publicado em 06/11/2013 14:14:07 - Autor: zerohora
Atividade na construção civil tem leve melhora em setembro no país

De acordo com a CNI, é o primeiro mês do ano que o indicador não mostra retração

 

O indicador do nível de atividade da indústria da construção subiu de agosto para setembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, dia 24, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a Sondagem Indústria da Construção, o indicador passou de 47 pontos para 49,7 pontos, no período, em uma escala de 0 a 100 pontos. Resultados acima de 50 indicam crescimento da atividade. Segundo a CNI, é o primeiro mês do ano que o indicador não mostra retração.

A sondagem também mostra que o nível de atividade efetivo em relação ao usual, embora ainda abaixo da linha de 50 pontos, aumentou de 43,5 pontos, em agosto, para 46 pontos em setembro. Para a CNI, outro ponto positivo da sondagem é que a capacidade de operação aumentou de 69%, em agosto, para 70% em setembro.

– Há sinais de uma tendência de melhora, indicando que o período mais negativo do ano já passou e o fim de 2013 pode voltar a mostrar crescimento na indústria da construção – prevê a CNI.

Apesar dessa perspectiva, a sondagem também mostra que, no terceiro trimestre, osempresários do setor continuaram insatisfeitos com os lucros e a situação financeira e enfrentaram dificuldades com o crédito. O indicador de satisfação com a margem de lucro operacional ficou em 46,3 pontos, o de satisfação com a situação financeira alcançou 48,5 pontos, e o de acesso ao crédito, 41,8 pontos. Os valores abaixo de 50 indicam insatisfação com a situação financeira e com a margem de lucro e dificuldade de acesso ao crédito.

Segundo a CNI, os preços dos insumos e das matérias-primas aumentaram no trimestre. O indicador ficou em 60,4 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que mostra aumento.

Para os próximos seis meses, há otimismo dos empresários. Segundo a confederação, todos os indicadores de expectativas para os próximos seis meses ficaram acima dos 50 pontos

 

 


Dicas importantes
 As fabricantes de lâmpadas procuram desenvolver novos produtos que possam reduzir o impacto no meio ambiente diminuindo o consumo de energia elétrica. A...
 A inclusão social de portadores de necessidades especiais deve ser direito de todos, devendo ter cuidados específicos para deficientes que usam cadeiras para...
 
Mais Dicas
links rápidos
enquete
Onde você quer morar?
Em Casa
No Apartamento
Na mansão
Na Fazenda
Somos membros da: